Translate this Page








Total de visitas: 9860
ARTIGOS

O QUE É EMPREGABILIDADE?

 

A economia mundial vem passando por grandes mudanças nas últimas décadas, tendo forte influência em nossa vida e em nosso trabalho. Todos os dias estamos aprendendo que tudo precisa ser revisto e atualizado constantemente. Entendendo o que acontece à sua volta e no mundo, você estará preparado para encarar as dificuldades e encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.  

Você leitor já deve ter ouvido falar dessa “tal” empregabilidade. Mas o que é empregabilidade? Como é construída? A resposta para estas questões merece cuidado. Existe um risco de que a empregabilidade seja vista como responsabilidade exclusiva do trabalhador, entretanto, os empresários e governo devem estabelecer parcerias para capacitar o trabalhador, criando assim, uma rede de responsabilidade social.

È muito comum ouvir que sem empregabilidade, o trabalhador não terá bons resultados na vida profissional. Estar preparado para conseguir trabalho e remuneração, não depende da idade, de estar ou não empregado, de ter ou não relação com suas ocupações anteriores, de ter emprego fixo ou estar exercendo uma atividade informal.

Empregabilidade é a capacidade não só de obter um emprego ou trabalho, mas, sobretudo, de manter-se empregável no mercado, que é marcado pela velocidade das mudanças tecnológicas além de corresponder ao perfil profissional exigido atualmente. Antes se exigia realização de tarefas específicas, repetitivas sem criatividade e o mais simples possível, agora as empresas avaliam o profissional por suas competências. Essas competências profissionais correspondem ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam uma pessoa capaz de realizar tarefas específicas ou diversas, de todos os tipos além de se adaptar ao mundo globalizado.  

O perfil profissional é o conjunto de competências que o trabalhador deve possuir para atender as necessidades de quem pode contratar. Hoje o mercado busca novas habilidades como bom senso, saber trabalhar em equipe, capacidade de se comunicar, necessidade de novos conhecimentos, por isso tenha sempre guardado os três elementos básicos da empregabilidade: competência profissional, disposição para aprender e capacidade de empreender.

 

Graça e Paz!

Um forte abraço e sucesso na construção da empregabilidade!

 Marcos Reis